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11 ideias para aumentar as vendas na sua loja de retalho

Apesar do aumento das compras online, os seus consumidores continuam a gostar de uma experiência personalizada e imersiva que apenas têm fisicamente. Continue a ler para descobrir formas criativas de aumentar as vendas da sua empresa.

As experiências em loja são uma excelente oportunidade para os retalhistas promoverem a sua marca e valores.

1. Certifique-se que a sua loja aparece em pesquisas online

O primeiro passo é, se ainda não o fez, criar uma conta para a sua empresa no Google My Business para criar uma presença online no Google, incluindo na Pesquisa e no Maps.

Esta plataforma é completamente gratuita e cria um ótimo perfil para a sua empresa. Através do Google My Business consegue disponibilizar mais formas para os seus clientes entrarem em contato consigo, publicar fotografias e responder a comentários.

2. Seja social

Provavelmente já se deparou nas redes socias com diretos de lojas de roupa, certo? Esta é uma técnica cada vez mais usada para dar a conhecer aos seus seguidores os produtos que tem disponíveis. Com pouco investimento e algum tempo para dispensar, as redes sociais podem ser a sua melhor aliada.

Garanta o fluxo constante de atividades online. Não queira ter um ritmo de publicações frequente para de repente deixar de publicar durante semanas. Apenas se comprometa com o tempo que pode dispensar.  

3. Serviço “Click & Collect”

Implementar esta estratégia é uma mais valia pois permite que os seus clientes comprem online e recolham na loja física. Esta opção é a preferida de vários consumidores para evitarem os custos de entrega e a espera por uma transportadora.  

E, para si, esta é uma oportunidade de impulsionar uma compra adicional quando o cliente o visita.

4. Digital Signage

Esta é uma tecnologia cada vez mais utilizada pelos nossos clientes, sejam de restauração ou retalho. É uma forma única de atrair e reter a atenção dos consumidores e incentivar à compra. A sinalização digital ajuda os clientes a tomarem decisões pois fornece-lhes as informações que precisam no ponto de venda.

Saiba mais sobre esta solução aqui.

digital signage para loja de maquilhagem

5. Defina a sua estratégia de venda cruzada

Mesmo que não conheça este termo, de certeza que já realizou uma venda cruzada. Isto acontece quando o vendedor recomenda outros produtos para complementar a compra original. A chave para o sucesso da venda cruzada é conhecer o seu inventário.

Quais os produtos que combinam bem? Quais os produtos adequados para cada tipo de cliente? Só quando entender isto consegue fazer recomendações que resultem e agreguem valor à compra original.

6. Outra estratégia: upselling

Esta é uma técnica para maximizar as vendas em retalho que se baseia em sugerir uma versão mais cara do que o produto inicial que o cliente procura. Para resultar, exige que o vendedor consiga transmitir o valor que compense a diferença de preço dos produtos. 

A chave é ter colaboradores que compreendam a necessidade do cliente. Este pode desconhecer que um produto premium está disponível. Ou talvez apenas precise de mais evidências para entender como um produto diferente se encaixa melhor nas suas necessidades.

7. Atualize o aspeto visual da sua loja regularmente

Visualmente a sua loja deverá ser relevante. É aconselhado que atualize as montras para que estas reflitam a atualidade tal como as estações do ano ou datas especiais.

Planeie antecipadamente as ocasiões especiais, por exemplo, como estará decorada a sua loja no dia de S. Valentim? Ou no Dia da Mulher?

8. Não deixe os seus clientes à espera

Se está constantemente a verificar longos períodos de espera, um sistema POS móvel pode ser a ferramenta ideal para acelerar o atendimento. Estas soluções permitem que descomplique o processo de checkout, de forma a efetuar as vendas a partir de  qualquer lugar da loja.

11 ideias para aumentar as vendas na sua loja de retalho

9. O poder de uma equipa

Como proprietário ou gestor de uma empresa, sabe que contratar a pessoa errada é o erro mais caro que você pode cometer.” ― Brian Tracy

As pessoas que contrata são os promotores da sua marca. Um bom produto e lucro são essenciais para um negócio, mas sem as pessoas certas não trazem os resultados que procura. Certifique-se de que cada membro da sua equipa é motivado e procura mais do que um salário no fim do mês. Afinal de contas vai precisar de alguém com paixão e que conheça os seus produtos. Se forem entusiastas, irão querer que os clientes tenham a mesma experiência que eles. Se tiverem conhecimento, eles conseguem transmitir o valor da sua marca com confiança.  

10. Mantenha um programa de fidelização

Um dos mais conhecidos programas de fidelização é o da Sephora. Esta marca de cosméticos tem um programa intitulado Beauty Insider que utiliza níveis e um sistema de pontos para os seus membros. Além disso, criou uma comunidade que coneta as pessoas através do gosto em comum por maquilhagem.

Se está a dar os primeiros passos num plano de fidelização não precisa de começar com esta dimensão. Um programa de fidelização tem o propósito de incentivar o consumidor a comprar frequentemente em troca de uma determinada vantagem oferecida pela empresa. Este pode ser um desconto numa futura compra, acesso a ofertas exclusivas ou a prémios. Um programa destes vai permitir-lhe conhecer e adaptar-se a cada cliente de forma interativa e prática. 

Para aumentar o volume de compras e o ticket médio, precisa entender o comportamento e as características dos clientes que visitam sua loja. Só assim irá conseguir uma melhor implementação das estratégias e o máximo aproveitamento dos recursos disponíveis.