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9 Benefícios que um Sistema POS traz para o seu Restaurante

Como proprietário de um restaurante, sabe que comida de qualidade e serviço excelente são os fatores chave para a satisfação e retenção de clientes. Mas será que tem um sistema que o auxilie a lidar com toda a vertente de gestão? Neste artigo, exploramos os diferentes benefícios de utilizar um sistema POS moderno que seja o centro das suas operações.

Talvez sinta uma certa pressão para fazer o seu restaurante destacar-se da concorrência. Mas como alcançará isso? Pode cativar os clientes com o ambiente do seu restaurante, o tipo de música que toca, a rapidez do serviço ou as opções de decoração do espaço. Contudo, é preciso ter o centro das suas operações a funcionar em pleno. E é aqui que o seu sistema POS garante a rentabilidade do seu negócio. 

1. Utilizar informação do POS para entender o seu público alvo

Este é o ponto onde a sua estratégia começa. Para facilitar todo o processo, é necessário saber o tipo de público que está a tentar alcançar. Você não pode esperar um vegetariano no seu restaurante de comida tradicional portuguesa.

Um sistema POS ajudá-lo-á a recolher dados através de relatórios personalizados para compreender as tendências e expetativas dos clientes.

A utilização de dados de transações e a coordenação dessas informações com o rastreamento de inventário é incrivelmente útil. Isto dá-lhe a visão imediata do que os seus clientes estão a gostar e, aponta facilmente aspectos a melhorar. Especialmente quando se trata de itens do menu, empregados de mesa favoritos ou lugares em que preferem ser sentados.

2. Itens mais lucrativos

Saiba quais são os itens mais vendidos e os mais lucrativos. O seu sistema POS pode revelar que apesar do prato de lasanha vender bem, não é lucrativo devido ao custo de produção.  

Por outro lado, pode perceber que o risotto é o seu prato mais lucrativo, mas não exatamente o mais vendido. Promoções e recomendações dos empregados de mesa, podem ajudar a aumentar o número de risotto vendido.

3. Gestão de mesas em tempo real

Use a planta da sua sala e esplanada para descobrir rapidamente quanto está a ser gasto por cada pessoa. Com este apoio, pode ainda saber quanto tempo demoram as refeições, para que possa manter um serviço a funcionar a um bom ritmo.

4. Criar uma base de fidelização de clientes para promover as vendas

Adquirir um novo cliente tem um custo maior do que manter um existente. Criar e executar um programa de fidelização de clientes ficou mais fácil, graças ao uso de tecnologia.

A funcionalidade de fidelização do software de gestão é uma ferramenta poderosa para os restaurantes. Ao oferecer um programa de fidelização, aumenta as informações sobre os hábitos e preferências dos seus clientes, de forma a enviar com eficiência futuras mensagens de marketing. Por exemplo, os dados indicam que um cliente almoça sempre no seu restaurante à semana. Ao detetar isto, pode enviar uma mensagem para informá-lo sobre os especiais de almoço de sábado. 

Além de recompensar os clientes habituais através de cupões e descontos personalizados, pode também usar os dados coletados para entender o comportamento do cliente, ajustar o menu e, assim, fornecer uma experiência melhor e mais enriquecida.

5. Otimizar os preços do menu

Ao saber quanto custa confeccionar cada prato, pode identificar oportunidades para otimizar os preços do menu.

Quando tomar a decisão de alterar os preços, saiba que o seu POS permite que atualize imediatamente de qualquer lugar e a qualquer hora.

6. Aumentar o “upselling” no seu restaurante

Num recente artigo referimos o conceito de upselling.  Vale a pena referir novamente que esta é a técnica que o ajuda a persuadir o cliente a comprar itens mais caros ou com maior margem. Ao usar um POS moderno, pode personalizar as sugestões que os seus colaboradores podem fazer aos clientes.  

Uma vez que a integração é feita no sistema, estas sugestões facilitam a vida aos novos colaboradores.

7. Acompanhar o desempenho da equipa de atendimento

Saiba exatamente quanto cada elemento da equipa vende e quanto tempo demora o serviço. Avalie eficientemente quanto tempo de treino adicional deverá fornecer aos membros que precisam melhorar. 

8. Reduzir erros de atendimento

Nada incomoda mais a experiência dos seus clientes do que receber um pedido errado. Esses erros custam tempo, dinheiro e a satisfação dos seus clientes. 

Com um sistema moderno de atendimento, os empregados de mesa podem registar os pedidos diretamente num terminal móvel. Isto permite uma maior eficiência  do empregado de mesa em transmitir a ementa aos cliente, assim como, um registo mais rigoroso do pedido. 

9. Dividir a conta facilmente

Um cliente pode querer pagar metade da conta com cartão de crédito e o restante em numerário. Ou até, precisar dividir a conta entre um grupo de amigos. O sistema POS consegue dividir e calcular diferentes montantes para facilitar as tarefas dos seus colaboradores.

Podemos ajudá-lo a encontrar a solução certa para o seu restaurante!

Se procura um sistema POS para o seu restaurante, preencha o formulário para a nossa equipa entrar em contato consigo. Os nossos orçamentos e demonstrações são gratuitos.

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