Como abrir um negócio de Food Truck em Portugal?
Conheça o conceito de food truck
Desde hambúrgueres e cachorros, passando pelos smoothies e café até opções de gastronomia local e alimentação vegan, os food trucks vieram para ficar. São veículos adaptados para produzirem e servirem refeições e distinguem-se das tradicionais roulottes devido a um conjunto de inovações.
Este negócio vem satisfazer as necessidades de consumidores com um estilo de vida agitado que não dispensam do seu dia-a-dia refeições de qualidade. Poupar tempo e dinheiro são fatores essenciais aos clientes que procuram este serviço.
Habitualmente, esta atividade tem caráter sazonal. As estações da primavera e verão são tipicamente épocas de maior sucesso porque trazem mais pessoas para a rua. Os proprietários de food trucks têm nos fins-de-semana, feriados e período de férias os melhores dias para o seu negócio.
Apesar da sazonalidade, existem oportunidades durante todo o ano. Food trucks podem atuar em centros comerciais, eventos, festivais de verão, casamentos e romarias. Os Food Trucks são conhecidos por trazerem uma refeição rápida e simples, mas definitivamente podem ser usados como buffet em casamentos.
Segundo o líder associativo da Associação Street Food Portugal (ASFP), o setor da comida de rua reúne mais de 300 empresas em Portugal, responsáveis por seis a sete mil postos de trabalho e um volume de negócios de 50 milhões de euros.
1. Plano de investimento
O ponto de partida é formular um bom plano de negócios. De acordo com a ASFP, o investimento médio nesta atividade ronda os 20 mil euros na transformação do veículo, a que posteriormente acrescem os custos com seguros, licenciamento, energia, combustível, estruturas de apoios, inscrições em eventos e os custos habituais de exploração do negócio. Ao todo, a fatura pode atingir os 35 mil euros.
Em Portugal já existem empresas especializadas na conceção de food trucks, as quais facilitam todo o processo de modificação do veículo, disponibilizando ainda as bancadas e o sistema elétrico e de refrigeração.
2. Licenciamento
Neste setor específico, são obrigatórios dois tipos de licenciamentos:
- O Licenciamento Zero, veio simplificar a abertura e a modificação de determinados negócios, introduzindo um regime simplificado de instalação, modificação e encerramento de estabelecimentos, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 48/2011 de 1 de abril.
- O licenciamento para a venda ambulante requer que se dirija até à Câmara Municipal da localidade onde atuará o Food Truck. De forma a evitar que as ruas se transformem numa enchente descontrolada, os municípios limitam o número de autorizações. As dificuldades na obtenção de licenças para ter um food truck estacionado na via pública levam a que alguns empresários atuem apenas em eventos privados.
3. Financiamento
Outro ponto essencial é procurar o montante necessário para criar o seu negócio e, se necessário, encontrar financiamento. Analisamos, assim, as opções que dispõe:
- Business angels: Estes são investidores privados que, face a projetos que consideram viáveis, investem o seu capital próprio com a contrapartida de ficaram sócios ativos da empresa ou através de royalties. Os BAs investem tipicamente em startups inovadoras com potencial de crescimento acelerado.
- Crowdfunding: Consiste na angariação de fundos para quem colocar o seu projeto em plataformas online específicas para comunidades que investem em novos negócios.
- Empréstimos peer to peer (P2P): Opção de recorrer aos chamados empréstimos P2P, realizados em plataformas online, em que é possível receber financiamento de particulares com taxas de juro mais atrativas.
Também o Estado apoia novos negócios:
- Programa Portugal 2020: Financiamento de empresas de acordo com o seu desempenho.
- Linha de Apoio à Qualificação da Oferta: Instrumento de financiamento específico para a área do turismo que resulta de um protocolo entre instituições financeiras e o Turismo de Portugal que visa promover melhores condições no acesso ao financiamento.
- Apoios IEFP: Acesso a linhas de crédito como Microinvest e Invest+.
A opção mais comum é recorrer a um crédito pessoal para pequenos negócios. Com esta solução, investe em tudo aquilo de que se precisa de uma só vez e paga em prestações mensais. No caso de não ter acesso ao crédito pela via regular, tem a opção do microcrédito, que conta com o apoio do Estado.
Escolha o melhor local para o seu food truck e comece!
Como na maioria dos restaurantes, a localização é tudo. A localização do food truck pode garantir o sucesso absoluto das vendas ou pode proporcionar um público restrito e prejudicial.
1. Observe o público alvo. Que tipo de comida quer vender? Como pretende destacar-se da concorrência? Se optar por comercializar exclusivamente comida vegetariana, a audiência será diferente daquela que procura, por exemplo, comida oriental.
2. Analise a concorrência. Ao estabelecer o seu food truck não compete apenas com outros modelos de negócio iguais ao seu, mas também com restaurantes imóveis. Opte por um local longe de estabelecimentos que possam substituir o seu produto.
3. Espaço agradável, sem poluição sonora ou ambiental. Os seus clientes provavelmente procuram comer no local ou nas proximidades, por isso é essencial ter em consideração o seu redor. De preferência, com redes de transportes públicos nas imediações.
Contato
Na S4S temos soluções de gestão para o seu negócio de Food Truck. Apresentamos o hardware e o software de faturação certificado ajustado a si. Por exemplo, que permita um sistema de ponto de venda que tenha em consideração a necessidade que um espaço limitado requer e um software que aceite que os seus clientes dividam a conta.
* Campos de preenchimento obrigatório.