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Como abrir um negócio de Food Truck em Portugal?

Os foods trucks dominavam as paisagens urbanas portuguesas numa altura pré-pandemia. Devido aos baixos investimentos e menores riscos associados quando comparados com restaurantes “tradicionais”, os food trucks tornaram-se a escolha popular para quem inicia a sua carreira nesta área empresarial. A transição da rua para espaços físicos é um caminho natural e uma forma de combater alguma da sazonalidade desta área.

Conheça o conceito de food truck

Desde hambúrgueres e cachorros, passando pelos smoothies e café até opções de gastronomia local e alimentação vegan, os food trucks vieram para ficar. São veículos adaptados para produzirem e servirem refeições e distinguem-se das tradicionais roulottes devido a um conjunto de inovações.

Este negócio vem satisfazer as necessidades de consumidores com um estilo de vida agitado que não dispensam do seu dia-a-dia refeições de qualidade. Poupar tempo e dinheiro são  fatores essenciais aos clientes que procuram este serviço.

Habitualmente, esta atividade tem caráter sazonal. As estações da primavera e verão são tipicamente épocas de maior sucesso porque trazem mais pessoas para a rua. Os proprietários de food trucks têm nos fins-de-semana, feriados e período de férias os melhores dias para o seu negócio.

Apesar da sazonalidade, existem oportunidades durante todo o ano. Food trucks podem atuar em centros comerciais, eventos, festivais de verão, casamentos e romarias. Os Food Trucks são conhecidos por trazerem uma refeição rápida e simples, mas definitivamente podem ser usados ​​como buffet em casamentos.

Segundo o líder associativo da Associação Street Food Portugal (ASFP), o setor da comida de rua reúne mais de 300 empresas em Portugal, responsáveis por seis a sete mil postos de trabalho e um volume de negócios de 50 milhões de euros.

Como abrir um negócio de Food Truck em Portugal

1. Plano de investimento

O ponto de partida é formular um bom plano de negócios. De acordo com a  ASFP, o investimento médio nesta atividade ronda os 20 mil euros na transformação do veículo, a que posteriormente acrescem os custos com seguros, licenciamento, energia, combustível, estruturas de apoios, inscrições em eventos e os custos habituais de exploração do negócio. Ao todo, a fatura pode atingir os 35 mil euros.

Em Portugal já existem empresas especializadas na conceção de food trucks, as quais facilitam todo o processo de modificação do veículo, disponibilizando ainda as bancadas e o sistema elétrico e de refrigeração.

2. Licenciamento

Neste setor específico, são obrigatórios dois tipos de licenciamentos:

  1. O Licenciamento Zero, veio simplificar a abertura e a modificação de determinados negócios, introduzindo um regime simplificado de instalação, modificação e encerramento de estabelecimentos, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 48/2011 de 1 de abril.  
  2. O licenciamento para a venda ambulante requer que se dirija até à Câmara Municipal da localidade onde atuará o Food Truck. De forma a evitar que as ruas se transformem numa enchente descontrolada, os municípios limitam o número de autorizações. As dificuldades na obtenção de licenças para ter um food truck estacionado na via pública levam a que alguns empresários atuem apenas em eventos privados.

3. Financiamento

Outro ponto essencial é procurar o montante necessário para criar o seu negócio e, se necessário, encontrar financiamento. Analisamos, assim, as opções que dispõe:

  • Business angels: Estes são investidores privados que, face a projetos que consideram viáveis, investem o seu capital próprio com a contrapartida de ficaram sócios ativos da empresa ou através de royalties.  Os BAs investem tipicamente em startups inovadoras com potencial de crescimento acelerado.
  • Crowdfunding: Consiste na angariação de fundos para quem colocar o seu projeto em plataformas online específicas para comunidades que investem em novos negócios.  
  • Empréstimos peer to peer (P2P): Opção de recorrer aos chamados empréstimos P2P, realizados em plataformas online, em que é possível receber financiamento de particulares com taxas de juro mais atrativas. 

Também o Estado apoia novos negócios: 

  • Programa Portugal 2020: Financiamento de empresas de acordo com o seu desempenho.   
  • Linha de Apoio à Qualificação da Oferta: Instrumento de financiamento específico para a área do turismo que resulta de um protocolo entre instituições financeiras e o Turismo de Portugal que visa promover melhores condições no acesso ao financiamento.  
  • Apoios IEFP: Acesso a linhas de crédito como Microinvest e Invest+.

A opção mais comum é recorrer a um crédito pessoal para pequenos negócios. Com esta solução, investe em tudo aquilo de que se precisa de uma só vez e paga em prestações mensais. No caso de não ter acesso ao crédito pela via regular, tem a opção do microcrédito, que conta com o apoio do Estado.

Escolha o melhor local para o seu food truck e comece!

Como na maioria dos restaurantes, a localização é tudo. A localização do food truck pode garantir o sucesso absoluto das vendas ou pode proporcionar um público restrito e prejudicial. 

1. Observe o público alvo. Que tipo de comida quer vender? Como pretende destacar-se da concorrência? Se optar por comercializar exclusivamente comida vegetariana, a audiência será diferente daquela que procura, por exemplo, comida oriental.

2. Analise a concorrência. Ao estabelecer o seu food truck não compete apenas com outros modelos de negócio iguais ao seu, mas também com restaurantes imóveis.  Opte por um local longe de estabelecimentos que possam substituir o seu produto.

3. Espaço agradável, sem poluição sonora ou ambiental. Os seus clientes provavelmente procuram comer no local ou nas proximidades, por isso é essencial ter em consideração o seu redor. De preferência, com  redes de transportes públicos nas imediações.

Contato

Na S4S temos soluções de gestão para o seu negócio de Food Truck. Apresentamos o hardware e o software de faturação certificado ajustado a si. Por exemplo, que permita um sistema de ponto de venda que tenha em consideração a necessidade que um espaço limitado requer e um software que aceite que os seus clientes dividam a conta.

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