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Restauração: adaptações durante o surto de coronavírus

Conheça as opções que pode adotar nesta altura de estado de emergência.
Regras apertadas de segurança para clientes e colaboradores

Entre 22 de março e 1 de abril de 2020 foram encerrados 1633 estabelecimentos por incumprimento das regras do estado de emergência. Sendo que cerca de 90% estão ligados ao sector da restauração e bebidas. Detetaram-se infrações como serviços à mesa e clientes a consumirem no interior.

Foi decretado que os estabelecimentos de restauração e similares podem manter a respetiva atividade, para efeitos exclusivos de confeção destinada a consumo fora do estabelecimento ou entrega ao domicílio, diretamente ou através de intermediário.

A PSP já alertou para o facto de ser proibido o consumo dentro ou à entrada de estabelecimentos. Este deve ser feito no domicílio.

Desta forma, as regras em vigor permitem apenas a venda em regime de entrega em casa ou de take-away.

Como fazer esta adaptação

A restauração está a responder à crise do coronavírus, ao organizar serviços novos e ao limitar o pagamento a métodos sem contacto. Muitos restaurantes lançaram opções de entrega ou recolha para que possam permanecer de portas abertas, sem afetar a proteção dos colaboradores e da comunidade.

No seu estabelecimento, incentive a métodos de pagamento sem numerário, opte por pagamentos através de telemóvel como por exemplo o MBWay, e cartões, se possível, com tecnologia contactless, falando com o seu banco para lhe atualizar o equipamento de TPA.    

Pode também designar uma área específica para atendimento de pedidos e outra para entrega de alimentos. Estas devem manter-se afastadas da cozinha e a uma distância do maior número possível de colaboradores. Estas áreas devem ser higienizadas regularmente durante repetidas vezes e os colaboradores devem lavar as mãos após cada atendimento.

Não permita que os clientes usem áreas de estar ao ar livre para o consumo de alimentos. Ao fazê-lo está a pôr em risco o seu estabelecimento.

Entregas ao domicílio por empresas de entregas

Restaurantes e cafés estão a estrear-se em plataformas de entrega ao domicílio. E estas empresas de entregas estão a tomar medidas de proteção para os seus colaboradores e clientes.

A Uber Eats lançou medidas de prevenção como a opção de deixar encomendas à porta, sem que haja contacto entre estafeta e cliente.

A Glovo recomenda ainda aos seus clientes que optem por meios de pagamento eletrónicos.

Serviço de Gestão de Filas Take-Away

Na S4S desenvolvemos um serviço de Gestão de Filas Take-Away para diminuir o contacto com o público e aumentar a segurança, seguindo as regras de higiene e as demais recomendações da autoridade de saúde.

Caso queira acrescentar serviço ao domicílio com integração com as plataformas UberEats, Glovo, ou de take-away, entre em contacto connosco, e conheça as soluções que pode implementar para estar em conformidade com as medidas do estado de emergência.