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Apoios à Restauração: Registo para requisitar o apoio disponível a partir de amanhã

O ministro do Planeamento, Nelson de Souza, garantiu hoje que os empresários da restauração podem inscrever-se, a partir de terça-feira, para requisitar o apoio de 20% sobre a quebra de faturação.

O ministro da Economia, Siza Vieira, disse no passado sábado ser “impossível compensar todos os encargos” a que continua sujeito o setor da restauração e que resultam do impacto da Covid-19. Mas garante que o Executivo está a perceber o impacto económico importante na restauração e que vai multiplicar os seus esforços.

Segundo o ministro do Planeamento, o pedido do apoio é dividido em duas partes:

Registo da empresa, que pode ser feito a partir de dia 17 através do Balcão2020

Formalização do pedido, que pode ser feita a partir de dia 25

O Balcão 2020 constitui o ponto de acesso aos Programas Operacionais financiados pelos FEEI (Fundos Europeus Estruturais e de Investimento) para todas as entidades que pretendam candidatar a financiamento os seus projetos.

Assim, este é um processo que só ficará concluído a partir de 25 de novembro, data em que os empresários poderão apresentar o seu requerimento já com os dados relativos à faturação alcançada nos dois fins de semana afetados pelo confinamento parcial.

Recorde-se que em causa está uma medida excecional que consiste num apoio equivalente a 20% da receita perdida neste passado fim de semana e no próximo face à média da faturação de todos os fins de semana deste ano. 

Este apoio excecional, que será pago em dezembro, irá juntar-se aos 1.103 milhões de euros que já foram disponibilizados ou estão anunciados para o setor da restauração, onde se incluem 286 milhões de euros através do lay-off simplificado e do apoio à retoma progressiva, 12 milhões de euros através do programa Adaptar e 580 milhões de euros em linhas de crédito.

Este são medidas que os empresários da restauração não consideram suficientes tendo em conta todas as dificuldades que enfrentam. A S4S lembra que enfrentamos esta situação juntamente com os nossos parceiros e continuamos a manter os nossos serviços a 100%.