fbpx

Facebook: Guia rápido para a página profissional do seu restaurante

O Facebook oferece aos restaurantes maneiras de interagirem com clientes ao longo de toda a jornada, da descoberta à compra até à fidelização. Conheça, neste artigo, os elementos principais do Facebook para restaurantes, assim como o processo de criação de página.

Amigos ou fãs. Perfil ou Página. Não significam o mesmo. Antes de começarmos, garanta que cria uma página profissional. Perfis são criados para se conectar com amigos. Já as páginas são o canal no Facebook para mostrar o seu negócio.

O uso de um perfil pessoal para um restaurante

Devemos alertá-lo que esta é uma má opção que fará com que seja mais difícil para os seus clientes interagirem com o seu restaurante. Ao criar um perfil pessoal, perde um conjunto de ferramentas de criação de conteúdo, análises e oportunidades promocionais pagas que só existem num perfil profissional. Os utilizadores do Facebook vão estar envolvidos com a sua marca como “amigos” e não como “seguidores”. Perfis pessoais têm um limite de 5.000 amigos. Com uma página, no entanto, você pode adicionar um número ilimitado de pessoas.

Posso converter o meu perfil numa Página do Facebook?

Sim! O Facebook permite que você crie facilmente uma nova página baseada no seu perfil pessoal. Clique aqui para saber como.

facebook restaurante

Pronto para construir a presença da sua marca no Facebook?

Para começar, crie uma página ao clicar aqui.

1. Nome e a descrição do negócio

Dê o nome do seu negócio à página para que este seja encontrado em pesquisas. Utilize a seção Sobre para informar as pessoas sobre em que consiste o seu restaurante.

2. Foto de perfil e foto de capa

Escolha as fotos que melhor representam o seu restaurante. Muitos negócios optam por utilizar o seu logotipo como foto de perfil (nós também o fazemos!). Para a foto de capa, é recomendado que a altere com maior regularidade. Idealmente deve mostrar os pontos fortes do seu restaurante, como por exemplo, aquele novo espaço decorativo ou informação sobre um novo serviço. Preferencialmente, com o menor texto possível. 

Tenha em atenção as dimensões da imagem:

A foto de perfil da Página: 

É apresentada com 170 x 170 píxeis em computadores, com 128 x 128 píxeis em smartphones e com 36 x 36 píxeis na maioria dos feature phones. 

A foto de capa da Página: 

É apresentada com 820 píxeis de largura por 312 píxeis de altura na sua página em computadores e com 640 píxeis de largura por 360 píxeis de altura em smartphones; 

Tem de ter, pelo menos, 400 píxeis de largura e 150 píxeis de altura; É carregada mais depressa como ficheiro sRGB JPG, com 851 píxeis de largura, 315 píxeis de altura e menos de 100 quilobytes.

O que fazer depois de ter uma página criada?

Cargos da página

facebook restaurante

Nas definições da sua página, pode aceder aos Cargos da Página. Ao criar uma página, torna-se automaticamente o administrador da mesma.  Existem 5 tipos de cargos diferentes para as pessoas que gerem Páginas. Conheça as diferenças aqui.

Ementa

A maior rede social do mundo, permite que as páginas de restaurantes partilhem com os seguidores os seus menus. Saiba em pormenor aqui.

Ação que pretende que as pessoas realizem

Na parte superior da Página, pode adicionar um apelo à ação que encoraje os visitantes da Página a fazerem algo, como visitar o seu site ou ligar para o seu restaurante.

Agende e publique conteúdos

Conectar e interagir com a sua audiência exige um esforço constante. Você pode agendar as suas publicações através das Ferramentas de publicação disponibilizadas pelo Facebook. As publicações agendadas podem ser criadas e editadas por outros administradores e editores que ajudam a gerir a sua Página. 

FaceBook Blueprint

Aqui reunimos aspetos que consideramos de maior importância quando está a começar, mas há uma (quase infinidade) de ferramentas para analisar. Para isso pode e deve contar com a plataforma FaceBook Blueprint. Com mais de 90 cursos de e-learning, o Facebook Blueprint é uma  plataforma gratuita que o ajuda a desenvolver as competências necessárias para expandir o seu negócio. Basicamente, esta é uma escola com cursos, aulas e certificações em diversas categorias para diferentes níveis de aprendizagem.  

Saiba nós podemos ajudar

A S4S é uma empresa completa de informatização tecnológica. Disponibilizamos recentemente aos nossos clientes o apoio que precisam para lançar a suas páginas profissionais no Facebook.  Se procura uma solução para melhorar a sua presença digital, nós podemos gerir as suas redes sociais. Entre em contacto conosco e saiba como:

marketing@s4s.pt

Acima de tudo, torne a sua página pessoal. Mostre os bastidores do seu negócio, como por exemplo, a cozinha (através da partilha de vídeos curtos ou imagens da confeção de refeições). Partilhe imagens dos seus colaboradores, pratos e do espaço. A conexão entre uma marca e os clientes só é possível através de um toque pessoal e humano.