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Sistema POS vs. Caixa registadora: Conheça as diferenças

Uma loja processa várias transações por dia e, para lidar com estas operações, é necessário ter um hardware e software capazes de acompanharem o ritmo. Seja a caixa registadora tradicional ou um sistema de ponto de venda computadorizado, todas as lojas precisam de uma equipamento para processar as vendas. Analisamos as diferenças entre ambos para que possa escolher qual a melhor opção para o seu negócio.

Aparentemente, as caixas registadoras e os sistemas POS, têm o mesmo objetivo – consolidar vendas. E, embora, ambas façam isso, as semelhanças ficam por aqui. Uma caixa registadora armazena o numerário numa gaveta e permite facilitar o processo de pagamento. Um sistema POS, por outro lado, possibilita a opção de adicionar recursos para o ajudar a administrar o seu negócio. 

As caixas registadoras apresentam vantagens maioritariamente para empresas mais pequenas que apenas precisam de processar vendas, criar faturas e receber pagamentos. Algumas caixas registadoras podem ser configuradas com base em requisitos fiscais e também podem fornecer relatórios básicos de vendas.

Enquanto que uma caixa registadora pode dizer o valor da sua faturação, um sistema POS tem a capacidade de avaliar como faturar mais.

Sistema POS Caixa registadora
Pagamentos com cheques e numerário
Processamento de cartões de crédito
Adicionar impostos
Contagens diárias
Impressão de faturas
Gestão e contagem de inventário
Criação e acompanhamento de pedidos
Conexão ao comércio eletrónico
Processamento e envio de pedidos online
Acompanhamento de comissões e gorjetas
Gestão de dados de clientes
Programas de fidelização, marketing e promoções
Detalhes de vendas e relatórios avançados
CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente)

Sistema POS: Principais vantagens

  • Maior eficiência 

Quando os seus colaboradores têm as ferramentas certas para lhes dar suporte, as operações funcionam com maior eficiência. Um padeiro não vai fabricar pão sem farinha, certo? Portanto, não pode esperar que a sua equipa diminua o tempo de atendimento se não lhes forem dados equipamentos como um scanner de código de barras e um sistema POS. A tecnologia deve ser usada para que tire máximo proveito da experiência de checkout para envolver os clientes e garantir que saiam com uma boa impressão da sua marca.

  • Métodos de pagamento diversificados

Os sistemas POS aceitam diversos métodos de pagamento. Cada vez mais dá-se primazia aos pagamentos sem contacto efetuados com o telemóvel através de MBWay ou cartões com tecnologia contactless. 

Ao permitir que os seus clientes usem diferentes tipos de pagamento, você pode aumentar a receita e a satisfação do cliente.

  • Relatórios

Independentemente de onde estiver, terá as informações necessárias para tomar decisões de negócios orientadas por dados. Os sistemas de ponto de venda possuem recursos que permitem acompanhar de perto as vendas, os lucros e as despesas. O seu sistema permite que você monitorize os principais indicadores de desempenho, como vendas médias de clientes, movimentação de inventário e taxas de vendas por colaboradores. Esta visibilidade de desempenho ajuda-o a identificar áreas prósperas da sua empresa e outras que precisam de melhorar.

  • Maior precisão

Um sistema de ponto de venda com uma interface de uso fácil coloca à disposição dos seus colaboradores toda a informação que estes precisam. Elimina a digitação manual de artigos e preços que uma caixa registadora necessita. A tecnologia de ponto de venda melhora a precisão de toda a operação com dados em tempo real, minimizando o risco de erro humano.

  • Gestão de inventário

Ao contrário de uma registadora, a tecnologia de ponto de venda inclui recursos avançados de gestão de inventário.

Quando um cliente deseja a última camisola amarela tamanho XS, você pode verificar em tempo real o seu inventário e identificar onde se encontra o item. Os pedidos a fornecedores podem ser automatizados para que não corra o risco de perder uma venda por falta de inventário.

  • Facilidade de uso

Provavelmente está a ler este artigo no seu smartphone. Hoje em dia tudo é digital e tudo tem ecrã tátil. Usar uma tela sensível ao toque tornou-se uma realidade bastante comum em aparelhos eletrónicos. Com uma interface intuitiva e acessível, os seus colaboradores aprendem facilmente a dominar um software POS. 

  • Contabilidade simplificada

Se você realiza a maior parte da sua contabilidade, terá aqui a sua tarefa simplificada. As caixas registadoras obrigam a separar todos as faturas, mas com um sistema POS, você pode imprimir relatórios e, em muitos casos, importar dados diretamente com o seu software.

  • Faturas detalhadas

Os sistemas POS fornecem aos seus clientes faturas detalhados, em vez de apenas um pedaço de papel com a data e o custo. 

Os sistemas POS utilizam dados para fornecerem mais informações, incluindo descrição de produtos, promoções, cupões utilizados ou desconto atribuído pelo vendedor. 

Em alguns sistemas, você também tem a opção de personalizar uma parte específica da fatura. Pode usar isto para imprimir cupões diretamente na fatura, fornecer informações sobre seu programa de recompensas de fidelização, dar a conhecer a política de devolução ou promover as suas redes sociais – ou qualquer outra personalização.

A escolha certa para o seu negócio de retalho requer que analise com profundidade as necessidades e expectativas.

Considere o seguinte:

  • Quantos departamentos ou categorias precisa acompanhar?
  • Quantos produtos comercializa agora e quantos espera acrescentar?
  • Quais os tipos de pagamentos que vai aceitar?
  • Que impostos vai cobrar?
  • Aceita cupões? 
  • Como irá processar os reembolsos?
  • Disponibilizará cartões de presente?
  • Tem um programa de fidelização?
  • Qual é a afluência, em média, da loja?

Independentemente da sua escolha, saiba que tipo de garantia e suporte são disponibilizados com a sua compra. Certifique-se que os seus colaboradores são formados para usar o equipamento.

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