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10 técnicas para aumentar as vendas na sua loja online

Neste artigo, abordamos 10 técnicas para implementar na sua loja online e garantir um crescimento sustentável para o seu negócio.

Recentemente abordamos as melhores plataformas para lançar a sua loja online. Neste artigo de seguimento, apresentamos diferentes maneiras de melhorar as estratégias da sua loja e alcançar um aumento de conversões.

1. Exibição de testemunhos reais de clientes

A melhor publicidade é feita por clientes satisfeitos. E os testemunhos têm grande influência no momento de compra. 

Certifique-se que inclui avaliações no seu site e, se possível, em cada página individual de produto. Seja num sistema de avaliação de 1 a 5 estrelas acompanhadas por texto ou mesmo uma foto do seu cliente a utilizar o produto, esta é uma ferramenta que transmite muita confiança na sua marca.

2. Criação de um sentido de urgência e escassez

Em geral, os consumidores respondem positivamente aos incentivos que criam um sentido de urgência, desde ofertas por um período restringido a produtos de edição limitada. 

Quanto à escassez é habitual vermos na página do produto um aviso de “baixo stock” ou “apenas x itens em stock” que nos alerta para a necessidade de comprar assim que possível para não corrermos o risco do artigo ficar indisponível. Fazer isto cria a perceção de que o produto é altamente valorizado por outras clientes.

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3. Garantia de devolução de dinheiro sem complicações

Frequentemente um dos fatores mais influentes na decisão de não comprar algo é a aversão ao risco. Na maioria das vezes, esse risco percebido é financeiro.  Se o produto não corresponder às expectativas do seu cliente, você deve garantir a devolução do dinheiro.

Essencialmente, esta é uma promessa de que você reembolsará a compra na sua totalidade se um conjunto de condições for cumprido. Salvaguarda-se desde o início ao esclarecer na sua página a política de devoluções.  Se por exemplo tiver uma loja online de roupa, deve praticar a devolução dos artigos em perfeito estado e com as etiquetas interiores.

O seu serviço pós-venda é fundamental, não se esqueça que consumidores satisfeitos vão elogiar a sua marca junto de potenciais clientes.

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4. Descomplicar as etapas de checkout

O processo de checkout refere-se ao momento de concretização da compra, quando o consumidor preenche os dados de pagamento e confirma a encomenda.

Um estudo de 2018 do Baymard Institute analisou os motivos de abandono durante o checkout e concluiu que grande parte deve-se ao processo de checkout ser desnecessariamente complicado.

Cada etapa extra no checkout torna a conclusão mais complicada e pode ser uma fonte de frustração. No checkout o cliente deve poder ter uma vista geral dos produtos, assim como selecionar a morada de envio, método de envio e de pagamento. Para utilizadores registados no seu site, os campos de morada e pagamento podem já ter sido previamente preenchidos.

5. Múltiplos métodos de pagamento

O básico para qualquer loja online é aceitar cartões de crédito e débito. Mas e quanto aos pagamentos com Amazon Pay, Transferência Bancária, Paypal, Multibanco, MB WAY ou Cartão oferta? 

Os consumidores online têm mais opções do que nunca e nem todos preferem usar cartão de crédito. Ao oferecer várias formas de pagamento, está a facilitar o processo de compra.  

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6. Chat ao vivo

Reparou no pequeno ícone laranja no canto inferior direito do seu ecrã? Esta é uma solução que facilita o contacto com a nossa empresa, em que durante o nosso horário de funcionamento tentamos responder aos nossos clientes em poucos minutos.  

Obviamente esta é apenas uma opção se tiver capacidade de resposta. Não deve deixar os clientes à espera por horas, mas também não se deve sobrecarregar com mais tarefas se não as consegue acompanhar. 

Esta poderá ser a melhor ferramenta para providenciar um atendimento ao cliente, pois facilita a comunicação e ocorre em tempo real.

7. Portes grátis

Sabemos que esta não é considerada uma opção rentável para todos os retalhistas, mas existem estratégias que pode considerar para adotar uma política de portes gratuitos.

Uma pesquisa de 2019 da Forbes indica que os portes grátis traduzem-se em mais vendas: 84% fizeram especificamente uma compra porque os portes foram oferecidos gratuitamente e 30% disseram que adicionam produtos à compra se isso os qualificar para portes grátis.

Analise quanto precisa vender para a opção de portes gratuitos ser viável e  estabeleça um mínimo de compras. Tendo em conta os custos com a transportadora, pode definir um valor mínimo a partir do qual as compras no seu site sejam gratuitas.

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8. Imagens apelativas

Como os visitantes da sua loja online não podem tocar ou experimentar os produtos, é essencial fornecer o máximo de informações visuais possível.

Tenha fotos nítidas e de grande tamanho do produto em diferentes ângulos. Cada vez mais os comerciantes disponibilizam vídeos dos artigos porque cativam a atenção dos clientes. 

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9. O poder de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma ferramenta clássica para aumentar as vendas de comércio eletrónico. Os clientes ao registarem-se no seu site precisam fazê-lo com pelo menos um nome e endereço de e-mail. Com estes dados, pode criar a sua lista de contactos e enviar e-mails aos seus clientes adaptados a diferentes  momentos do ciclo de compra. 

Várias plataformas de envio de e-mails como Emailoctopus, Mailchimp ou Mailerlite permitem uma subscrição básica grátis para quem está a dar os seus primeiros passos. Ao crescer, a sua lista de contatos vai, consequentemente, aumentar pelo que deverá considerar um plano pago que não restrinja o número de envio ou de contactos.

Com as plataformas pode autonomizar vários envios de e-mails. Por exemplo, quando alguém se inscreve no seu site, pode enviar automaticamente um e-mail de boas vindas. Se enviou um e-mail que o cliente abriu e até mostrou interesse ao clicar num link, pode voltar a contatá-lo com uma nova mensagem. Pode definir toda a sequência de envio que mais fizer sentido para a sua loja online.

10. Anúncios para promover a sua marca

Anúncios no Facebook, Instagram ou Google são uma excelente forma para trazer visitantes à sua loja online.

Nas duas primeiras plataformas, os anúncios são financeiramente mais acessíveis. No entanto, a audiência que visualiza o seu anúncio não está necessariamente à procura dos seus produtos.

Por outro lado, quem usa o Google tem uma intenção clara de pesquisa.  Mas os anúncios no Google não são fáceis para quem está a começar;  requerem um conhecimento de análise que talvez nem tempo tenha para analisar.

Se quiser investir em anúncios deve ter uma estratégia em mente e estar pronto para avaliar resultados. Coloque-se ainda no lugar do seu cliente, como acha que este vai encontrar os seus produtos?

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