Como escolher o software para o seu cabeleireiro?
A maioria dos proprietários de salões de beleza e cabeleireiro são profissionais que procuram um software eficaz que reduza as tarefas mais tediosas e deixe-os focar no que realmente gostam: cabelo.
Atualmente existe uma grande variedade de softwares que podem ser utilizados para gerir cabeleireiros. No entanto, a escolha certa depende das necessidades exclusivas da sua empresa.
O software certo pode agilizar as operações diárias, desde o processo de reserva à comunicação com o cliente.
Para decidir qual o melhor software para si, precisa de começar por avaliar as necessidades específicas do seu cabeleireiro.
1. Escolher os procedimentos
Considere os diferentes procedimentos que tem no seu salão, especificamente no que diz respeito à reserva e à experiência do cliente. Que tipo de dados precisa de recolher quando os seus clientes agendam uma marcação? Precisa de detalhes de pagamento? Qual é a sua política de cancelamento ou não comparecimento? As respostas a estas perguntas permitem descobrir os recursos de que precisa para o software.
2. Processos automatizados
Se utiliza caneta e papel para gerir o seu negócio, provavelmente, existem processos com necessidade de serem automatizados. Quais são as tarefas que demoram mais? Como o software os ajudará a serem mais produtivos?
Outro fator a ter em máxima consideração é identificar as principais reclamações ou necessidades dos clientes. Eles procuram fazer as reservas online? Eles querem receber mensagens a lembrar das marcações?
3. Praticidade
Cabeleireiros são, por várias vezes, sítios muito movimentados, por isso, qualquer sistema que escolha, deverá ser fácil usar. Certifique-se de que as tarefas mais recorrentes, como marcar e mover marcações, concluir vendas, sejam fáceis para toda a equipa entender.
Através de uma demonstração, avalie se o software é intuitivo e prático.
Opte por um software que o auxilia com as finanças, cumpre as obrigações legais, gere a agenda e garante o atendimento e fidelização dos clientes. Para além do processo de faturação, existem múltiplas funcionalidades que simplificam as suas tarefas diárias.
1. Agendamento
Os colaboradores podem fazer a gestão de cada cliente através de uma ficha técnica e registar todos os serviços prestados, incluindo marcações em agenda eletrónica por colaborador/cliente.
2. Agenda online
O software Sage Loja permite a gestão integral da agenda online sincronizada com Microsoft Outlook. Esta agenda pública para marcação ou desmarcação e agendamento ou reagendamento do horário e serviços pretendidos, tem a opção de escolha do profissional desejado e envio de e-mail de confirmação, com registo de convite no calendário.
3. Sempre ligado
Em caso de falha na rede ou servidor, existem soluções que permitem prosseguir com as vendas sem interrupções.
4. Múltiplas lojas
Se é proprietário de mais do que um salão de beleza e cabeleireiro, a gestão centralizada permite-lhe manter o controlo total do seu negócio em tempo real e a qualquer momento. A gestão de duas ou mais lojas, permite o controlo total de clientes, fornecedores, inventários, vendedores e contas correntes com consultas entre a sede e lojas.
5. Atendimento
Na procura por um software, deve ambicionar um que lhe permita captar, comunicar e fidelizar os seus clientes, através de uma estratégia de comunicação frequente de campanhas promocionais direcionadas ao consumidor, via mecânicas de promoção e comunicação avançadas.
6. Comissões por vendedores
Alguns salões pagam comissões por trabalho realizado e não apenas um vencimento fixo. Se esse é o seu caso, então o software escolhido deve fazer a gestão das comissões dos colaboradores, podendo identificar as comissões por objetivos entre datas.
7. Inventário
Controle o inventário em tempo real e faça a sua gestão de forma inteligente com sistemas de alertas. Desta forma, evita ruturas de stock e realiza pedidos de compra.
8. Campanhas
Crie campanhas promocionais imediatas com desconto ou sobre o preço de venda e, tenha a possibilidade de fazer descontos em talão para reembolso posterior.
O software de cabeleireiro certo pode transformar várias áreas do seu negócio, incluindo operações, recursos humanos, marketing e serviços ao cliente.
Na S4S trabalhamos com diferentes softwares de faturação e gestão intuitivos e completos. Entre em contato connosco e agende uma demonstração: